segunda-feira, 21 de setembro de 2009

1º atividade

1)Com base nas aulas e nos documentarios assistidos em sala de aula e nos demais links disponivél, responda as questões abaixo e em seguida faça uma reflexão de suas respostas e publique em seu blog.

a) Quais as consequências do tráfico de escravos na demografia africana?

b) Como se explica a variação na quantidade de africanos trazidos á colônia como escravos entre os séculos XVI e XIX ?

c) Explique os diversos trabalhos exercidos pelos escravos e como era feita a escolha de africanos para as diferentes atividades.

d) Sobre a distinção entre os escravos, o jesuita Antonil, que viveu no Brasil no início do século XVII, escreveu: "Uns chegaram ao Brasil muito rudes e muito fechados e assim continuam por toda a vida . outros, em poucos anos saem ladinos e espertos, assim para aprenderem a doutrina cristâ, como para buscarem modo de passar a vida.Os que nasceram no Brasil, ou se criaram desde pequenos em casa dos brancos, afeiçoando-se a seus senhores, dão boa conta de si, e levando bom cativeiro, qualquer deles vale por quatro boçais".

3º atividade

O Iluminista Immanuel Kant
Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.

2º atividade

O aumento de riqueza realizava-se mediante a conquista de novos territórios, capazes de fornecer escravos em maior número e mais impostos ao fisco. Contudo arruinavam os pequenos proprietários livres que, mobilizados pelo serviço militar obrigatório, eram obrigados a abandonar as suas terras, das quais acabavam por ser expulsos por dívidas, indo elas engrossar as grandes propriedades cultivadas por mão-de-obra escravaAs novas conquistas e os novos escravos que elas propiciavam começaram a ser insuficientes para manter de pé o pesado corpo da administração romana. os conflitos no seio das classes de homens livres começam a abalar as estruturas da sociedade romana, com as lutas entre os patrícios e a plebe, entre latifundiários e comerciantes, entre colectores de impostos e agricultores arruinados, aliados aos proletarii das cidades.